São Paulo (AE/AP) - Duas pessoas morreram após o terremoto na costa norte do Chile, informou o governador de Iquique, Gonzalo Prieto, embora as causas ainda sejam desconhecidas.
O prefeito de Alto Hospicio, na província de Iquique, disse à Rádio Cooperativa que um dos mortos sofreu um ataque cardíaco e informou que há três feridos.
Mais cedo dezenas de milhares de pessoas foram evacuadas após a emissão de um alerta de tsunami. Desde o terremoto de escala 8,2, segundo medição do Centro de Pesquisa Geológica dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês), já foram registrados outros 16 tremores de terra, de intensidade mais fraca, informou um jornal local.
Alerta de tsunami é reduzido para Chile e Peru
São Paulo (AE/AP) - Apenas Chile e Peru permanecem com alertas de tsunami, segundo boletim do Centro de Alerta de Tsunamis do Pacífico. O centro ainda está avaliando a situação no Havaí. Antes, o alerta estava válido para todo o litoral do pacífico na América Latina.
Enquanto o processo de retirada dos moradores nas cidades costeiras do Chile já havia se iniciado logo após o tremor, mais cedo um funcionário do escritório de defesa civil do Peru também confirmou à Associated Press que as cidades costeiras também estavam sendo evacuadas por lá.
O terremoto foi sentido no Peru e também em La Paz, na Bolívia. Ondas de quase dois metros de altura já atingiram algumas cidades da costa do Chile.
EUA descartam ameaça de tsunami na costa oeste
Los Angeles (AE/AP) - Não há ameaça de tsunami na maior parte da costa dos EUA, afirmou Bill Knight, do Centro de Alerta de Tsunami.
Ao avaliar dados preliminares, Knight disse que os ondas geradas pelo terremoto de magnitude 8,2 na costa norte do Chile seriam muito pequenas para representar uma ameaça. Dessa forma, o perigo foi descartado para as costas dos estados de Alasca, Califórnia, Oregon e Washington.
O risco para a costa do Havaí ainda está sob avaliação, mas sem alerta de tsunami até o momento. O Centro de Alerta de Tsunami do Pacífico calculou que, na possibilidade de um maremoto, as primeiras ondas chegariam ao Havaí às 10h00 (de Brasília).
Fonte: Associated Press.
Nenhum comentário:
Postar um comentário