quarta-feira, 15 de março de 2017

SECRETARIA DE AGRICULTURA E PESCA DE LAGO VERDE VAI ATRÁS DE RECURSOS TÉCNICOS E PARCERIAS COM ÓRGÃOS ESTADUAIS E FEDERAIS EM SL

A Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca, juntamente com a Colônia de Pescadores Z-70 de Lago Verde visitaram a Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e de Extensão Rural do Maranhão - AGERP, a Superintendência Federal de Agricultura Pesca e Abastecimento, A Secretaria de Agricultura Familiar - SAF. Com o intuito de receber apoio técnico, parceria e asseria dos órgãos visando melhorar a assistência ao trabalhador lagoverdense.

O que é a AGEP e como funciona?
O órgão objetiva abranger a agricultura familiar, a pequena e a média agricultura, socializando as novas tecnologias e proporcionando assistência técnica intensiva e continuada, visando a diversificação, a integração, o aumento da produção e produtividade do setor agropecuário.
Sua atuação é baseada na Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural para a Agricultura Familiar e Reforma Agrária (PNATER), instituída pela  Lei Nº 12.188 de 11 de janeiro de 2010 , a Lei de Ater, cuja formulação e supervisão são de competência do Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA e que define, ainda, os princípios e os objetivos dos serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER).
São princípios dessa política:
I – desenvolvimento rural sustentável, compatível com a utilização adequada dos recursos naturais e com a preservação do meio ambiente;
II – gratuidade, qualidade e acessibilidade aos serviços de assistência técnica e extensão rural;
III – adoção de metodologia participativa, com enfoque multidisciplinar, interdisciplinar e intercultural, buscando a construção da cidadania e a democratização da gestão da política pública;
IV – adoção dos princípios da agricultura de base ecológica como enfoque preferencial para o desenvolvimento de sistemas de produção sustentáveis;
V – equidade nas relações de gênero, geração, raça e etnia; e
VI – contribuição para a segurança e soberania alimentar e nutricional.
São objetivos da PNATER:
I – promover o desenvolvimento rural sustentável;
II – apoiar iniciativas econômicas que promovam as potencialidades e vocações regionais e locais;
III – aumentar a produção, a qualidade e a produtividade das atividades e serviços agropecuários e não agropecuários, inclusive agroextrativistas, florestais e artesanais;
IV – promover a melhoria da qualidade de vida de seus beneficiários;
V – assessorar as diversas fases das atividades econômicas, a gestão de negócios, sua organização, a produção, inserção no mercado e abastecimento, observando as peculiaridades das diferentes cadeias produtivas;
VI – desenvolver ações voltadas ao uso, manejo, proteção, conservação e recuperação dos recursos naturais, dos agroecossistemas e da biodiversidade;
VII – construir sistemas de produção sustentáveis a partir do conhecimento científico, empírico e tradicional;
VIII – aumentar a renda do público beneficiário e agregar valor a sua produção;
IX – apoiar o associativismo e o cooperativismo, bem como a formação de agentes de assistência técnica e extensão rural;
X – promover o desenvolvimento e a apropriação de inovações tecnológicas e organizativas adequadas ao público beneficiário e a integração deste ao mercado produtivo nacional;
XI – promover a integração da Ater com a pesquisa, aproximando a produção agrícola e o meio rural do conhecimento científico; e
XII – contribuir para a expansão do aprendizado e da qualificação profissional e diversificada, apropriada e contextualizada à realidade do meio rural brasileiro.
Campo de Atuação da Agerp
– Assistência Técnica e Extensão Rural para agricultores familiares, remanescentes quilombolas, comunidades indígenas, jovens e mulheres rurais, pescadores artesanais e aquicultores;
– Pesquisa, difusão e apropriação de tecnologias;
– Facilitação ao crédito rural;
– Execução do Programa Garantia Safra (GS);
Para saber mais, clique aqui:  GS
– Execução do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).
Saiba um pouco mais sobre a Superintendência Federal de Agricultura Pecuária e Abastecimento
A capacidade de gestão em uma organização pública é componente dos mais indispensáveis para que ela possa efetivamente fazer a diferença e entregar serviços públicos de qualidade.
O Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização – GESPÚBLICA existe, neste contexto, para apoiar o desenvolvimento e a implantação de soluções que permitam um contínuo aperfeiçoamento dos sistemas de gestão das organizações públicas e de seus impactos junto aos cidadãos.
Nesta nova fase, o GESPÚBLICA reforça as antigas “bandeiras” que este Programa defende e o caracteriza: a cultura do método, a cultura da excelência e o senso de comunidade que o Programa historicamente desenvolveu. Entretanto, esta nova fase do Programa tem adicionado novos princípios e conceitos essenciais ao trabalho que é desenvolvido:
·       Foco no valor público entregue ao cidadão.
·       Simplicidade.
·       Agilidade.
·       Economicidade.
·       Escalabilidade e disponibilidade das soluções propostas.
·       Adaptabilidade e aprendizado social.
·       Abertura e transparência.
·       Cooperação radical e intersetorial.

Um dos maiores objetivos do GESPÚBLICA é a mobilização da administração pública brasileira na direção da geração de resultados. Participe desta mobilização! Traga sua organização pública para esta rede de apoio à gestão pública brasileira.
A Secretaria de Agricultura Familiar - SAF
Secretaria de Estado de Agricultura Familiar/Sistema Integrado de Desenvolvimento da Agricultura Familiar
Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (SAF) foi criada pelo governador Flávio Dino para coordenar e desenvolver a política de incentivo e assistência à produção agrícola familiar, uma área importante e estratégica para o sucesso do plano de ações de combate às desigualdades sociais no estado, um dos principais compromissos do governador com a população do Maranhão.
Funciona, inicialmente, no Palácio Henrique de La Roque, no Calhau, e já nasce com grandes desafios, como ampliar a assistência técnica rural nos municípios, principalmente aqueles com baixo Índice de desenvolvimento humano.
Tem como titular Adelmo Soares, vereador licenciado de Caxias, convidado pelo governador Flávio Dino para comandar a pasta, que também agrega dois órgãos importantes na estratégia de fortalecimento da agricultura familiar no estado: o Instituto de Colonização e Terras do Maranhão (ITERMA) e a Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural do Maranhão (Agerp).
A Agerp tem como foco realizar pesquisas de melhoria da produção e executar ações de assistência técnica aos trabalhadores rurais. Já o Iterma trata de promover o acesso dos trabalhadores à terra, executando processos de regularização fundiária.


sábado, 11 de março de 2017

VEREADOR LEANDRO CAJADO REALIZA AÇÃO ADMIRÁVEL JUNTO À COMUNIDADE LAGOVERDENSE

Ver. Leandro Cajado
Leandro Cajado - vereador eleito em 2016 pelo Partido Verde (PV), em tão pouco tempo, vem se destacando na câmara de vereadores por adotar postura admirável como figura política, aplicando um modelo onde possa conduzir seu mandado de forma diferente e priorizando a população.

Leandro Cajado é atualmente Presidente da Comissão de Justiça e Redação da câmara, é professor do município de Lago Verde, e tem conhecimento das dificuldades que muitas famílias encontram no início do ano para comprar materiais escolares para seus filhos, visto isso, o jovem legislador idealizou a AÇÃO POPULAR SOCIAL que está levando oportunidade a centenas de alunos para o início de um ano letivo sem preocupações na compra de materiais escolares.

Durante sua AÇÃO, Leandro Cajado tem distribuído mais de 295 kits escolares para crianças e adolescentes da cidade de Lago Verde - entre Sede (dia 31/02) e o Povoado de Sta Luzia (dia 09/03), mostrando preocupação com a garotada numa ação admirável e merecedora de créditos.

 

Em sessão na câmara de vereadores realizada dia 17/02, o nobre vereador se dispôs contribuir no que for preciso na elaboração de projetos e nas intervenções que almejam o melhor para as comunidades lagoverdenses.



quinta-feira, 9 de março de 2017

SECRETARIA DA MULHER DE LAGO VERDE REALIZA PALESTRA NO DIA INTERNACIONAL DA MULHER

A Secretaria Municipal da Mulher organizou na manhã de ontem, (08/03/2017), encontro/palestra em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. O encontro teve início às oito horas da manhã no C.E Arthur Linhares. Na ocasião a enfermeira convidada Deiwiany Pinheiro ministrou palestra para as mulheres presentes abordando a Temática: CÂNCER DE MAMA e o CÂNCER DO COLO DE ÚTERO com informações relevantes de prevenções, onde as participantes puderam se informar mais sobre problemas que possam ser evitados fazendo a prevenção.
Secretária da Mulher - Lalita Carnaúba
Em seguida foi realizado sorteios de brindes às mulheres presentes. Participaram do evento o Vice-prefeito Jesus Coquinho, a Chefe de Gabinete Jaqueline e os secretários de Meio Ambiente, Raimundo Viana, Agricultura, Prof. Zeca, Esporte e Finanças, Vereadoras Vera Lúcia e Rosângela.
Fonte: ASCOM Lago Verde


domingo, 5 de março de 2017

CÂMARA MUNICIPAL DE LAGO VERDE CRIA COMISSÕES PERMANENTES

Câmara de Lago Verde - MA 
Vereadores de Lago Verde aprovam Resolução N. 001/2017 que Criou as Comissões Permanentes da Câmara Municipal, durante sessão que aconteceu na manhã da última sexta-feira, 03. As comissões fazem parte da estrutura fiscalizadora do legislativo. De acordo com o Regimento Interno da Casa Legislativa podem ser criadas quatro comissões.

Abaixo duas das mais relevantes atribuições das Comissões que foram criadas nesta sexta-feira:

 

Ø No exercício de suas atribuições, as Comissões poderão convidar pessoas interessadas, tomar depoimentos, solicitar informações e documentos e proceder a todas as diligências que julgarem necessárias.

Ø Poderão as Comissões solicitar do Prefeito, por intermédio do Presidente da Câmara a independentemente de discussão e votação do Plenário, todas as informações que julgarem necessárias, ainda que não se refiram às proposições entregues à sua apreciação, mas desde que o assunto seja de competência das mesmas.

Em consenso, e respeitando o Regimento Interno da Câmara, os vereadores definiram os membros titulares das quatro comissões: Justiça e Redação; Finanças e Orçamento; Obras, Serviços Públicos e Atividades Privadas; e Educação, Saúde e Assistência Social.

TITULARES DAS COMISSÕES:

I - MEMBROS TITULARES DA COMISSÃO DE JUSTIÇA E REDAÇÃO:

ü Leandro Silva Cajado – Presidente
ü Edilsa Honorato de Melo - Vice – Presidente
ü Rosângela do Nascimento Sousa Lima – Relatora

II - MEMBROS TITULARES DA COMISSÃO DE FINANÇAS E ORÇAMENTO:

ü Antônio Clodomir Almeida Figueredo – Presidente
ü Jackson Lima dos Santos - Vice – Presidente
ü Davi Moreira Gomes – Relator

III - MEMBROS TITULARES DA COMISSÃO DE OBRAS, SERVIÇOS PÚBLICOS E ATIVIDADES PRIVADAS:

ü Livan Teixeira da Silva – Presidente
ü Antônio Clodomir A. Figueredo (Burrêgo) - Vice – Presidente
ü Vera Lúcia de Vasconcelos Nascimento – Relatora

IV - MEMBROS TITULARES DA COMISSÃO DE EDUCAÇÃO, SAÚDE E ASSISTÊNCIA SOCIAL:

ü Zaqueu Silva de Souza – Presidente
ü Geovane da Silva Costa - Vice – Presidente
ü Leandro Silva Cajado – Relator

Fonte: Blog do Vicente Bastos