quinta-feira, 8 de abril de 2010

Articulações em torno Serra podem provocar baixas no palanque de Roseana



Possível candidatura do PSDB ao governo do Estado e construção do leque de apoios José Serra ameaça tirar aliados de Roseana.

Mesmo com o fim da verticalização que obrigava os partidos no plano local a repetirem as mesmas alianças articuladas a nível nacional, a construção de apoios as candidaturas presidências pode resultar em perdas de aliados do palanque da governadora Roseana Sarney(PMDB). Por conta de articulações, destinadas a garantir reforço para a candidatura do tucano José Serra à Presidência da República, dois aliados tradicionais do PMDB no Maranhão, podem alojar-se em outro ninho nas eleições 2010 compelidos a seguirem a orientação nacional que prioriza o PSDB.

Essa articulação, sinalizada no ninho tucano será imperativa e cobrada pelo presidente regional do PSDB, deputado federal Roberto Rocha. A assessoria do parlamentar afirmou que caso o PSDB lance pré-candidato próprio ao governo do Maranhão, a Executiva nacional do DEM será questionada a intervir e retirar democratas maranhenses que subirão no palanque formado pelo PMDB no estado, que trará a pré-candidata petista Dilma Rousseff para garantir força ao palanque de José Serra, pré-candidato tucano a presidência da República.

Sem, no entanto, confirmar se é do deputado federal Roberto Rocha o nome a ser lançado a pré-candidato ao governo do estado, a assessoria ponderou que os tucanos estão cobrando, legitimamente, o que a própria governadora Roseana Sarney (PMDB) tentou, enquanto sonhava com o apoio do PT maranhense para seguir a orientação nacional do partido, cujo leque de aliança priorizava o PMDB, assim como o DEM prioriza o PSDB.

“O PSDB no Maranhão entende que o projeto de candidatura ao governo do estado só fará sentido se o DEM estiver junto e confirmada uma pré-candidatura nesse sentido, o nome que seja, o DEM no Maranhão não vai pro palanque de Roseana Sarney”, disse a assessoria de Roberto Rocha.

A mesma situação pode ser vivida pelo PTB, legenda do deputado estadual Manoel Ribeiro, do deputado federal Pedro Fernandes e do senador Epitácio Cafeteira. Caso o PSDB de José Serra lance uma candidatura a disputa pelo governo do Estado, a direção nacional do PTB que já declarou fazer parte do leque de partidos da candidatura serrista poderá determinar ao PTB maranhense a ordem para subir no palanque tucano.

O advogado Carlos Eduardo Lula, especialista em Direito Eleitoral explica que embora a verticalização tenha sido extinta para as eleições 2010, as definições tomadas pelos partidos a nível nacional tem força normativa e devem ser cumpridas pelas representações das legendas nos estados, sob o risco de intervenção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário