segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

ESTUDANTE DO MUNICÍPIO DE LAGO VERDE É APROVADA PARA MESTRADO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

Nascida em Lago Verde/MA, Ana Caroline da Silva conta como o IFMA contribuiu para que ela concluísse o curso de Tecnologia em Alimentos e seguisse o sonho de uma carreira acadêmica.
Ana Caroline da Silva 
Quando viu seu nome na lista de aprovados da nova turma de Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos da Universidade Federal do Ceará, Ana Caroline da Silva quase não acreditou. “É muito concorrido, e eu passei logo na primeira tentativa”, conta. Recém-formada no curso de graduação tecnológica em Alimentos do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Bacabal, a estudante do município de Lago Verde/MA é dona de uma intensa e inspiradora trajetória acadêmica – o que torna a conquista ainda mais significativa não só para a futura mestranda, mas também para o próprio IFMA.

Por duas vezes bolsista de iniciação científica no Instituto, Ana Caroline concentrou seus trabalhos de pesquisa sobretudo nas aplicações tecnológicas e alimentícias do leite do coco babaçu, fruto típico do território maranhense. A ideia era comprovar a capacidade nutritiva e promover a valorização desse produto regional. Segundo a pesquisadora, foi justamente a experiência com produção de conhecimento científico que a motivou a permanecer na graduação.

“Decidi fazer o curso porque queria fazer ensino superior e, como eu era de uma cidade vizinha a Bacabal, era mais viável estudar no IFMA. Com o passar do tempo, fui me apaixonando cada vez mais pela área e ao mesmo tempo vencendo os obstáculos para não desistir. Antes de me mudar para Bacabal, acordava às 5h da manhã, viajava todos os dias para o campus e voltava para minha cidade ao meio dia”, revela a pesquisadora.

Os auxílios de transporte e moradia concedidos pelo IFMA acabaram por tornar um pouco mais fácil a rotina acadêmica da estudante, que superou as adversidades para continuar buscando conhecimento. “O IFMA com certeza promoveu grande transformação na minha vida. Foi nessa instituição que eu conheci a área pela qual sou completamente apaixonada e os professores incríveis que me inspiraram”, avalia.

Ana Caroline pontua ainda que o Campus Bacabal tem dado oportunidades para muitas pessoas que, assim como ela, saem de cidades vizinhas com o objetivo de continuar os estudos e ingressar em um curso superior. “Sou de uma cidade pequena, de 15 mil habitantes, acredito que lá nem tenha alguém que já fez mestrado”, comenta. A tecnóloga em Alimentos lembra que o interesse em tentar um mestrado surgiu ao longo da formação no Instituto.


Com as aulas da pós-graduação previstas para começar no mês de março, a pesquisadora está às voltas com os preparativos da mudança. Ela adianta que seus planos são concluir o mestrado e ingressar logo no doutorado. “Quero ser professora de Tecnologia de Alimentos e seria maravilhoso se conseguisse dar aula na instituição onde me graduei, continuando a desenvolver pesquisas e contribuindo com a comunidade acadêmica”, revela.
Fonte: IFMA

Nenhum comentário:

Postar um comentário