sexta-feira, 29 de junho de 2012

Encerramento do Arraial da Praça Maria Aragão é Neste Domingo


Após um mês inteiro de festividades, o arraial da Praça Maria Aragão encerra sua programação no próximo domingo, 1º de julho, com grandes atrações. Além de apresentações das melhores manifestações da cultura popular maranhense, haverá também shows da banda Tribo de Jah e do cantor Tony Garrido, a partir das 18 horas.

As atrações especiais fazem parte da Campanha "Limpa Brasil Let's do it!", em uma realização da Atitude Brasil, que conta com a cooperação da Unesco e o apoio de diversas empresas e entidades. A ação tem por princípio conscientizar os cidadãos sobre a destinação correta do lixo e organizar mutirões de limpeza em cidades brasileiras.

Aqui em São Luis, a ação voluntária acontecerá no domingo com coleta de lixo em diversos pontos da cidade. Para participar da ação voluntária, basta se inscrever até o dia 29 pelo site: www.limpabrasil.com.

Além dos shows, a programação do arraial prossegue às 20 horas com a apresentação do Bumba-meu-boi Barbosa de Rosário, em sotaque de orquestra; show com a artista maranhense Teresa Canto; Boi Novilho Branco, em sotaques variados; Bumba-meu-boi Encanto do Olho D'Água, em sotaque de orquestra; Cacuriá de Dona Teté; e, encerrando o último dia da Temporada Junina, às 01h, Bumba-meu-boi Mocidade Axixaense.

Temporada Junina - Este ano, o arraial oficial da Prefeitura de São Luís teve como tema "São João de São Luís, 400 vezes mais feliz!", e no período de 1º de junho a 1º de julho transformou mais uma vez a Praça Maria Aragão no palco principal das manifestações culturais do Estado, revelando para o Brasil e mais de setenta países a magia das festividades juninas, através de transmissões ao vivo pela Record News.

Saldo positivo - Em cerca de 30 dias de intensas atividades e marcante presença popular, o arraial da Praça Maria Aragão contabilizou números que revelam mais uma Temporada Junina de sucesso. Foram 29 barracas comercializando comidas e bebidas típicas e 04 barracas de artesanato com 16 artesãs, gerando cerca de um milhão e meio comercializados em artesanatos, comidas e bebidas típicas no comércio formal do Arraial.

Pouco mais de 450 pessoas envolvidas na organização e produção do evento, distribuídos entre: Func, Setur, Semus, Samu, Smtt, Semthurb, Semsa, Vigilância Sanitária, Cité Luz, Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, equipe de limpeza pública e terceirizados (seguranças, equipe de sonorização e iluminação).

Foram gerados 182 empregos temporários, entre colaboradores das barracas, terceirizados e comércio informal. Além de 42 vendedores ambulantes cadastrados para o comércio informal (área interna do arraial)

No terreiro da Maria Aragão, passaram aproximadamente 25 mil brincantes distribuídos em 243 grupos folclóricos entre bumba-meu-boi (orquestra, matraca, baixada, costa de mão, variado, zabumba), tambor de crioula, cacuriá, dança do coco, quadrilha, dança portuguesa, dança do boiadeiro, grupos de ritmos variados e grupos de teatro fizeram parte da programação oficial do Arraial da Praça Maria Aragão. Além de 30 artistas maranhenses fazendo a festa no palco da praça, cantando composições próprias e músicas populares, e 18 grupos de forró pé-de-serra se apresentando no Barracão do Forró.

Nenhum comentário:

Postar um comentário