terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Inédito: Matões dá exemplo de democracia com eleição direta para diretor de escola


O município de Matões, no Leste Maranhense, sai na frente dando exemplo de democracia na educação pública, com a determinação de eleições diretas para diretor de escola, a partir deste ano.
O compromisso é da prefeita do município, Suely Pereira (PSB), que entendeu a importância da eleição direta para a educação, a partir do diálogo estabelecido com os trabalhadores da área, por meio de suas representações sindicais.
A medida foi bem recebida pelos servidores, em assembleia da categoria, realizada na quarta-feira, 23. O evento teve a participação do presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Maranhão (Sinproesemma), Júlio Pinheiro.
O dirigente sindical foi convidado para participar do encontro e esclarecer algumas dúvidas sobre a jornada extraclasse, assim como o reajuste do piso salarial do magistério em 2013. Na oportunidade, Júlio Pinheiro destacou a importância da medida da prefeita. "A eleição é uma vitória porque busca democratizar a rede, proporcionando que a comunidade escolar decida os rumos da escola que quer", enfatiza.
Durante a assembleia, foi aprovada a proposta de plano de carreira dos educadores, negociada com o sindicato e que deve ser encaminhada à Câmara de Vereadores, assim que os trabalhos da casa forem iniciados. "Os trabalhadores de um lado fazem a sua parte e o governo, do outro, cumpre o seu papel", afirma o sindicalista.
O deputado estadual, Rubens Pereira Júnior (PC do B), que também participou da reunião dos servidores, destacou a atitude democrática da prefeita, que teve a preocupação de discutir o projeto com os educadores de Matões. "A governadora Roseana Sarney precisa copiar o exemplo e aprovar o Estatuto do Educador, que também garante a eleição direta para diretor", afirma.
O Estatuto do Educador prevê eleição direta para os gestores das escolas da rede pública estadual de educação, entre outros pontos que beneficiam e definem a carreira dos educadores do Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário